Carteira de Trabalho

Divinópolis registra 1º saldo positivo na geração de empregos desde o início da pandemia

Pela primeira vez, desde o início da pandemia do coronavírus, Divinópolis registrou mais contratações do que demissões. O saldo positivo para a criação de emprego referente ao mês de julho foi divulgado na sexta-feira (21) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Divinópolis fechou o mês de julho com 1.471 contratações contra 1.385 demissões, um saldo positivo de 86 empregos gerados no período. Neste levantamento, o Ministério da Economia não detalhou por município os setores em que foram registradas contratações e demissões.





O pequeno crescimento registrado na cidade segue a tendência dos dados mostrados em nível nacional pelo Caged. Após quatro meses de demissões, foram criadas 131 mil vagas formais de emprego em julho no país.

De janeiro a junho, o G1 mostrou que Divinópolis fechou quase 12 mil postos de trabalho. No primeiro semestre de 2020, o setor que teve o pior desempenho foi o comércio, com um saldo negativo de – 1.194. Foram 2.453 admissões e 3.647 desligamentos no setor.

Empregos em Divinópolis

Segundo os dados que analisaram o primeiro semestre de 2020, em janeiro, Divinópolis contabilizou um saldo negativo de – 83. Fevereiro foi o único mês em que a cidade registrou saldo positivo de empregos neste ano, com 531.

Com a pandemia do novo coronavírus, que foi decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 11 de março, o município teve que adotar restrições nas atividades econômicas que exigiram o fechamento de grande parte do comércio, por exemplo, entre outras atividades.

Em março, quando os estabelecimentos começaram a ser fechados por causa dos efeitos da crise da Covid-19, Divinópolis perdeu 2.534 postos de trabalho. No mês de abril, o município registrou um saldo negativo de 1.543, o que significa o fechamento de 2.338 postos de trabalho, o maior de 2020.

Em maio, foram 1.736 postos de trabalho perdidos no mês e, em junho, o saldo negativo foi de 163.

Copyright © G1

Leave a Reply