Mapa de Covid-19 em Divinópolis

Ritmo de contagio do Covid-19 a 1,20 deixa Divinópolis em alerta

Apesar da total omissão pelos órgãos públicos, a taxa de contagio pelo Covid-19 em Divinópolis está muito elevada e ligou o sinal de alerta entre especialistas.

Conforme divulgado pela Prefeitura Municipal, o ritmo de contagio chegou a 1,20 no dia de ontem (21/06/2021) o que significa que cada 100 pessoas contagiadas são capazes de transmitir o vírus para 120 pessoas, ou ainda, que cada cinco pessoas com o novo coronavírus podem infectar 6 pessoas.

Considerando os dados técnicos é fácil imaginar o quanto uma festa, bar ou boate é altamente prejudicial para a população. Se 5 pessoas estiverem infectadas (assintomáticas ou não) e frequentarem o mesmo bar ou boate, é possível que além delas outras 6 pessoas saudáveis saiam de lá com o Covid-19.

Recentemente houve a polêmica do Deputado e irmão gêmeo do Prefeito, Cleitinho Azevedo, ao ser flagrado frequentado uma badalada boate da cidade ao lado do vereador Eduardo (Print Junior) e amigos. O vídeo (abaixo) mostra o Vereador, o Deputado e amigos, curtindo a noite sem máscara.

É extremamente preocupante chegarmos ao RITMO DE CONTAGIO de 1,20, ainda mais quando temos uma taxa de ocupação dos leitos de UTI acima de 90% (91,8% segundo o relatório da Prefeitura Municipal de 21/06/2021). Muito mais preocupante e assustador é ver que a Prefeitura Municipal -de forma irresponsável- omite essa informação da população.

Seja por interesses de alguns ou pela ilusão de não paralisar novamente o comércio, a Prefeitura erra ao ignorar o crescimento exponencial do ritmo de contagio porque em alguns dias será necessário colocar a cidade em lockdown novamente, uma medida muito mais drástica e prejudicial do que regulamentar adequadamente o funcionamento do comércio, bares e casas noturnas.

É estranho ver como o Poder Público omite à população uma informação tão importante e que certamente nos causará mais mortes, mais perdas e novamente um lockdown extremo. Quais interesses movem o nosso Prefeito?

Os dados podem ser checados no site Covid-19 Casos e Óbitos (saude.gov.br)

Acompanhe o funcionamento e a ocupação das boates clicando aqui.

Leave a Reply