CDL Divinópolis

CDL Divinópolis faz campanha pela abertura normal do comércio mesmo com crescente aumento de casos de Covid-19 na cidade

Nos últimos dias tem circulado em grupos de Whatsapp a campanha intitulada “Precisamos de um horário justo para o funcionamento do comércio” promovida pelo CDL de Divinópolis que tem como objetivo angariar assinaturas na petição online para pressionar à Prefeitura Municipal a flexibilizar o horário de funcionamento do comércio.

No post o CDL Divinópolis pede a reabertura do comércio em horário normal (8 horas diárias) alegando que os comerciantes estão em dificuldade de honrar seus compromissos financeiros por causa da pandemia do Covid-19.





Leia também: Máscaras, álcool e a falsa sensação de segurança

No texto abaixo -retirado da petição online- a CDL tenta convencer comerciantes e cidadãos que as empresas não podem continuar abertas em horário reduzido.

“A CDL Divinópolis e proprietários de lojas de rua da cidade solicitam do Comitê de Enfrentamento da Covid-19, órgão da Prefeitura de Divinópolis, que seja reavaliada a ampliação do retorno gradual das atividades comerciais, sem prejuízo no combate a propagação da COVID-19 em Divinópolis.”

“Acreditamos ser esse o melhor cenário para a saúde pública, pois dilui o fluxo de consumidores, que devido ao horário reduzido de funcionamento do comércio, estão se concentrando nas lojas no período do almoço e após às 16h, favorecendo à aglomeração na porta das lojas.”

O texto da petição distorce os fatos para tentar mostrar que a abertura em horário reduzido compromete o transporte público e causa aglomeração. Fato é que as empresas ligadas a entidade reforçam o discurso que a economia deve sobrepor o isolamento social considerado por médicos e cientistas a maneira mais eficiente de conter o avanço da pandemia do novo coronavírus.

Isso sem considerar o crescente aumento nos casos, as mais de mil mortes diárias em todo o Brasil e a regressão na flexibilidade anunciada pelo governador Romeu Zema, preocupado com o aumento no contágio e número de mortes no estado.

O CDL, como representante das empresas e comerciantes de Divinópolis, assim como qualquer outro órgão representativo, deveria utilizar a sua rede e seu amplo canal de divulgação para difundir os conselhos de médicos e cientistas de permanecer em casa, aumentando o isolamento social, e sair apenas para fazer o que for estritamente necessário e não para ver vitrines.

Abaixo o texto completo do site onde está a petição online.

“O comércio varejista foi severamente atingido pelo fechamento total em razão da pandemia e a crise gerada continua trazendo grandes prejuízos com o funcionamento em horários reduzidos.

A CDL Divinópolis e proprietários de lojas de rua da cidade solicitam do Comitê de Enfrentamento da Covid-19, órgão da Prefeitura de Divinópolis, que seja reavaliada a ampliação do retorno gradual das atividades comerciais, sem prejuízo no combate a propagação da COVID-19 em Divinópolis.

Através desse abaixo-assinado solicitamos a igualdade de horário de funcionamento das lojas de rua e Shopping Center e a igualdade também, de condições para lanchonetes, padarias e bares, em relação aos restaurantes.

Os empresários precisam reabrir suas lojas em horário favorável para as vendas, para tentar gerar faturamento suficiente para pagar empregados, fornecedores e aluguéis.

Portanto, solicitamos que a abertura das lojas de rua siga o mesmo número de dias que o shopping, seis dias por semana, com 8 horas diárias de funcionamento.

Acreditamos ser esse o melhor cenário para a saúde pública, pois dilui o fluxo de consumidores, que devido ao horário reduzido de funcionamento do comércio, estão se concentrando nas lojas no período do almoço e após às 16h, favorecendo à aglomeração na porta das lojas.

É preciso também, que seja dada autorização para que bares, lanchonetes e padarias possam voltar a atender seus clientes em seus estabelecimentos, obedecendo as regras sanitárias impostas aos estabelecimentos desse tipo, gerando as mesmas oportunidades dadas aos restaurantes. Buscamos aqui apenas a igualdade de condições.

Oportuno observar também que, após o dia 27 de abril, com a retomada do comércio, que foi realizada de forma segura para consumidores, trabalhadores e empresários, o número de casos da COVID-19 se manteve dentro dos patamares desejáveis, sendo possível avançar de forma consciente na retomada da economia local.

Não podemos deixar que o desemprego assole nossa cidade. Juntos, comércio e prestação de serviços são os maiores empregadores e geradores de renda de Divinópolis. Precisamos retomar com o desenvolvimento da economia para que possamos oferecer melhores condições de vida a todos os divinopolitanos.”

One thought on “CDL Divinópolis faz campanha pela abertura normal do comércio mesmo com crescente aumento de casos de Covid-19 na cidade

Leave a Reply